Como educar seu cachorro – Parte 1

O blog mudou de endereço, você pode ler esse texto em:
http://lameduck-br.blogspot.com/2009/01/como-educar-seu-cachorro-parte-1.html

Vejo muitas pessoas que tem cachorro, mas não sabe educar o animal.
Não é incomum você andar pela rua e do nada vir um Poodle ( ou outro cachorro ) e vir te encher o saco e morder sua calça.

Muitas vezes o dono pede desculpas.
Em outras o dono ainda tem a cara de pau de falar que o cachorro não morde, ou que se morde não dói.

Nessas horas eu já tenho vontade de falar:
- Mesmo que não doa a mordida dessa porra de cachorro, eu não quero minha calça com baba de cachorro.

Aliás acho uma tremenda falta de responsabilidade o cara sair com o cachorro sem coleira. NÃO IMPORTA A RAÇA, para mim cachorro tem que sair preso. Assim o dono pode “segurá-lo” em qualquer ocasião.
Mas isso é assunto para outro dia.

Atenção: O objetivo desse texto não será para seu bichinho fazer truques. Mas para que ele aprenda regras básicas de comportamento. Não latir para as pessoas na rua ( quando você estiver passeando com ele ), não latir para visitas, não entrar em casa, etc.

Então vamos ao que você precisa saber antes de começar a educar seu cão.


1. Sempre tenha em mente que seu cachorro fofinho vai crescer.
Por isso faça regras pensando em como será o cão adulto.
É comum o dono deixar o cachorro quando pequeno ficar dentro de casa o tempo todo. O cachorro pode fazer o que quiser, subir no sofá, etc.

E depois que cresce o dono quer o cachorro fora.
É HORRÍVEL para o cachorro essa mudança.
É como se você sempre fosse a casa de um amigo, e do nada ele fala que não quer que você vá mais lá. E não explica o porquê. É estranho, você se sentirá mau.
O mesmo acontece com o cachorro, por isso se não quer um cachorro adulto dentro de casa, faça a regra “Cachorros Fora” assim que o animal chegar.

Será muito mais fácil para ele entender as regras.

2. Cachorros são bons, eles sempre fazem o que te agrada.
Pode parecer estranho, mas é a verdade.
Cachorros sempre fazem algo para agradar o dono. Se ele sempre faz algo que não te agrada é porque você passou uma idéia errada para ele sobre o que ele deve e não deve fazer.

Por isso se o cachorro sai correndo atrás do carteiro ou fica latindo para visitas, é porque você não conseguiu informar para ele que isso não te agrada.
Então você precisa mudar seu comportamento para que o cachorro te entenda.

3. Animais não entendem português.

Por isso quando ele fizer algo errado não fale coisas como:
“Não é pra fazer isso, que é feio”
“Isso é muito mau, cachorro mau”
“Isso não me agrada em nada”

Cachorros podem aprender palavras, mas para isso você deve sempre falar o menos possível.
Por isso se quer que ele saiba que algo não te agrada use apenas uma palavra. E use sempre essa mesma palavra.
Pode-se escolher algo como “mau”, “ruim” ou “não”.
Lembre-se: Se for usar palavra use SEMPRE a mesma palavra para reprovação.

4. Crie Regras simples e Diretas. E também as obedeça.

Em geral costumo educar o cachorro para ficar fora de casa, se o cachorro fica fora de casa me evita de ter que ensinar outras coisas.
Como por exemplo que ele não deve subir na minha cama.

Então no meu caso a regra simples é:
“Cachorros Fora”

Ou seja, não importa o dia, a situação, o motivo. Cachorros devem ficar fora de casa.
Muita gente quer “cachorros fora de casa”, mas quando querem brincar com o cachorro, chamam o cachorro para dentro.

Isso é confuso para o cachorro ele pensa:
“Afinal eu posso entrar ou não?”
E com o tempo ele vai notar que quando é pra brincar, ele pode entrar.
Então LOGICAMENTE que se o cachorro quer brincar ele vai entrar na casa para procurar alguém para brincar com ele.

Isso mostra um “erro” ao passar uma regra para o cachorro.
Veja que mesmo que você queira educar seu cachorro para ficar fora de casa, seu hábito faz o cachorro entrar.

Por isso eu volto a dizer “Crie Regras Simples e Diretas”
Minhas regras em geral são:
“Cachorros Fora de Casa”
“Não Latir para as pessoas na Rua”
“Não Pular nas Pessoas ( e muito menos nas visitas )”


No próximo post você verá como começar a educar seu cão.

38 Comentários

  1. A minha “afilhada” (uma Yorkshire Terrier) está precisando mesmo ser educada. Ela exige ir pra qualquer canto com a gente =X.

    Mas que foi engraçado você escrever justamente sobre isso, foi! Heheheheh =P

  2. O problema com cachorros é comum.
    Aliás escreví porque minha mãe sempre faz o que a cachorra manda.
    huehueahaue

  3. Eu costumava ter um salsicha quando eu ainda morava em apartametno. Com o lance da “regra simples”, e de “uma única palavra pra ‘ruim’”, e o de ensinar desde peuqno, ele só cagava no lugar certo =D

  4. Ei Amigo da uma Atualizada no meu link ai não é mais Banca da Revista!
    http://www.bugigangasbr.blogspot.com/

  5. Adorei o post, gosto dos meus cachorros, porem desisti de ensina-los!
    Não tenho jeito pra isso!
    Talvez faça nosvas tentativas!
    Tenho um labrador e um com mistura de labrador e vira-lata!
    Tbm acho que o segredo é ensinar desde pequeno!;]
    Agora eles estao grandes já é mais dificl!
    beijos
    Faz tempo que não passa lá no meu blog tudo bem????

  6. Oiiie qria pedir desculpas, assim eu sem querer apaguei teu comntes, sei que tem varias pessoas e blogs que anda comentando
    mas se puder recomentar fico feliz!
    obrigada e desculpa novamente

  7. Confesso que me decepcionei um pouco com vc… sério!
    Não gostei/ achei legal que vc disse que cachorro deve andar preso e talz. Meu bebê (um labrador) anda na rua sem coleira e é mt mais bem educado que alguns carinhas que abordam as menininhas em boates com um cheiro de bebida e sem delicadez alguma.
    Cachorro treinado deve ter sim sua liberdade, e outra não é pke eles não sabem falar nossa língua que eles não entendem ,ou merecem liberdade, viver preso deve ser horrível e não desejo a ninguém (mesmo que esse alguém não tenha polegar opositor).
    Bjuuuuss
    P.s.: se vc continuar falando assim dos bichinhos, meu imenso amor por vc vai acabar acabando (uauuu hehehe)!

    Não é bem assim como vc escreveu…

    • Oii thalyta
      eu tambem concordo com vc ele se refere aos caes de uma maneira muito ruim e eu nao gosto nem um pouco disso
      e to super magoada comele
      e nao e aprimeira vez que ele posta coisas desse jeito
      Bjoo

      • acho que essa maneira de educar é muito rigida e nao gostei!
        mais eu tenho um pastor alemao e ele faz buraco na grama e minha mae flo que vai dar se ele nao para de fazer, alguem me ajuda?

  8. Talvez eu tenha escrito o texto na pressa e tenha deixado o texto ambíguo.

    Acredito que cachorros devem sim sair na coleira.
    Não por questão de “aprisionar” o animal. Mas por diversos motivos, para o bem dele.

    Mesmo animais adestrados costumam vez ou outra sair correndo atrás de carros ( ou na frente deles ) o que pode causar um sério acidente ( e machucar o animal, como alguém dentro de um carro ).

    Cachorros também tem costume de correr atrás se gato, nessa perseguição podem ir para a rua e serem atropelados ou podem machucar o gato ( mesmo que eu não goste de gatos, acho que devo protegê-los de um possivel ataque ).

    Em outros casos, sempre tem um cachorro chato ( geralmente poodle e infelizmente ficam sem coleiras ) para incomodar o nosso cão.
    Por mais calmo que seja seu cão, num momento desses ele fica irritado e pode atacar o cão chato que fica latindo a toa.

    Acho que sair de coleira evita alguns problemas e também protege o animal. Por isso apóio a idéia.

    O que não gosto é de fucinheiras e enforcadores, acho que só machucam o pobre animal.

    —–

    Quando penso que um animal não entende português, comparo a um humano.
    Para nós aprendermos nossa língua foi preciso que alguém repetisse diversas vezes palavras simples e apenas elas.

    Depois que aprendemos a palavra ainda levamos um tempo para associá-la.
    Uma criança quando diz papai pela primeira vez, não sabe o que isso quer dizer. Só vai “entender” porque cada vez que falar papai o pai vai até a criança.

    Da mesma forma deveria ser feito com o cachorro.
    Sim, eles tem capacidade de aprender, mas as pessoas jogam essa capacidade fora falando frases completas e cada hora com palavras distintas.

    Por isso disse que as pessoas devem usar sempre a mesma palavra para cada comando.

    Espero que não me odeie, acredito que houve apenas um mal entendido sobre meus pensamentos.

    • sim eu tenho uma cadelinha barbudinha mas estou preocurando um pudlle toy

  9. Depois de toda esta explicação , eu acho que te perdoo (hehehe brincadeira).
    Entendi agora …
    Continuo te amando,viu?! Bjusss
    vc tá on? Se tiver entra no msn

  10. Não sei se tu viu na aba BlogRoll area de links! Se link la!

    Mais se quer que apareça tudo bem!

    Atualiza meu Link Amigo!
    No Falar de Sexo tb vlw!

  11. eu achei esse saite uma bosta!!!!!!!!!!!alen de falar palavrao nao ensina nada!!!!!!!

    o filho da puta q fez esse saite vai pro caralho do cu da sua mae seu viado!!!!!

    xau

  12. Por favor, alguem poderia me ajudar?? Tenho uma cachorrinha que está com 4 anos, ela está morando há 3 anos com a minha sogra enquanto estive fora. As suas necessidades são feitas na area de serviço que é grande . Gostaria de está trazendo-a para casa e não sei como fazer para reeducá-la, já que irá para um apartamento menor onde as suas necessidades terão que ser feitas em local diferente.

  13. eu tenho um cachorro policial com mistura de pastor alemao, ele é muito educado pois ensino ele desde pequeno , ele é muito esperto e inteligente pois brinca de bola comigo e aonde eu for ele quer me seguir para me proteger

  14. como fazer para que minha labradora fassa suas fezez aonde queremos

  15. Preciso de ajuda…..

    Tenho uma cadelinha que é uma mistura de coocker com poodle, ela tem apenas 40 dias e já avança até em mim, não consigo fazer ela me obedecer, ja surrei com jornal, ja xinguei. Ninguem pode chegar perto que ela começa rosnar e querer morder naão sei mais o que fazer, eu gosto muito dela mas desse jeirto não vai dar, por favor preciso de ajuda urgente……..

    • É simples é só não demostrar medo e ficar um tempo longe dela pq depois ela vai sentir saudade e não vai mas avançar…

      ruasuausuaus kkk

  16. Bom dia! Eu tenho uma yorkshire e ela e muito brincalhona mas acho que o dono deve educar com boa maneiras ou seja conversando que eles entendem sim … Esta pessoa que escreveu isto ai encima que deve ficar fora de casa, se for um problema muito grande nao pega pra criar mas se deve pegar um trata los bem pq e o unico amigo de verdade…

  17. olá, acabei de comprar um labrador femea, ela tem apenas 2 meses, mas ja eh um terrorzinho…rsrs!
    akela ideia de por jornais onde ela fica e ir retirando aos poucos p ela so defecar em cima do jornal, nao vai da certo, pois ela resga qlqr papel q ver!
    qnd a trouxe p ca, ela adorou a areia do quintal, n queria sair de la, na primeira noite ela n defecou onde dormiu, qnd acordei umas 8 da manha, dei a comidinha dela e abrir a porta que da acesso ao quintal, e so foi ela sair, e ir direto p areia fzer as necessidades, como se ja fosse ensinada…ai falei: ” ja ta uma mocinha em bebe?”
    me enganei, na segunda noite q foi ontem, acordei no mesmo horario, e qnd cheguei na dispensa a “obra” ja tava feita! rs…que desilusão!!
    porem durante o dia ela faz sempre na areia… por isso qria saber de qnts em qntas horas eles defecam… e qnt tempo após a refeiçao?

    obrigada!!!

  18. vcs nao sabem de nada tou preucuramdo dicas para educar o cao nao para fala dessas besteiras q vcs falaram…mas afinal de contas n da nada o cachorro sair na rua sem coleira!minha cachorra e muito educada e n presisa dessas dicas bestas mais e tem um cachorros safado mesmo q quando passa na rua sai cherando todas pessoas q ve ate q a diva q vcs dao funcionam mas na maioria das vezes nao funciona…….

  19. minha prima (uma poodle toy) gosta muito de me agradar mas as vezes a irmã dela(minha prima de verdade) tem ciumes e fica correndo atras dela e ela como não quer maguar nem uma e nem a outra ela foge e fica muito triste oq eu faso?

  20. Sempre que ela fazer as fezes onde você não quer você grita com ela e deixa ela 5 ou 10 minutos de castigo que ela vai entender.
    Mas nunca bata nela senão ela vai aprendendo que é certo bater e ela vai ficando agressiva.

  21. o que fazer a um cachoro que roe tudo em casa?prewsiso de ajuda urgente.s nao vai para a adopçao,e eu não queria nada .

  22. Tenho uma cadela de porte grande de raça misturada,não sei mais o que faço pois ela come todos os chinelos da minha casa,queria saber se ainda tem solução se ainda consigo tirar esse mal abito dela.

  23. Eu quero uma pergunta ñ resposta pode deixar um labradora filhote entre 10 e 11 meses pode ficar preso na coleira todos os dias por que a minha mãe só deixa à coitada presa? De su resposta por favor?

  24. Olha aki gentii essas regrinhas podem ate funcionar mas de qulaquer forma não gostei nem um pouco do jeito como vc fala dos cachorros ta bom
    então melhora ai se não vc vai perder muitos fãs assim
    Inclusive eu que ja perdi total interesse nesses seus post s
    Tenho uma cadelinha yorkishire 1 e euamo ela já mais vou sair com ela presa
    Acho que quem ta precisando de coleira aki e vc pra ve se para de fik falando assim desses seres tao infensivos…(alguns)
    Bjoo amoreee

  25. concordo tooootal com vc anna

  26. Nossa gente , eu estou super acostumada a sair com o meu cachorro sem coleira. eu encontrei ele na rua , mais isso pra mim não é problema. ele ja é adulto e da mesma forma ele aprende as MINHAS regras… eu concordo plenamente com a anna. acho que vc tem que mudar seus posts… PERDI meu tempo lendo isso :(

  27. vlw vc é muito bom pra isso bjs !!!!
    meu cachorro vai ficar muito feliz com isso!!!!

  28. adorei esse site vlw!!!

  29. muito obrigado por essas dicas! valeu mesmo mas minha cachorra ja ta meio ”véinha” e ta muito acostumada,se bem q ela nao pula numa visita,nem core atrás do carteiro,mas é forgada e ocupa o meio do sofá!!!bem o meio ,nem um canto nem o outro.

  30. eu adoro abiwí w filho da puta e sua mae bj nath

  31. Affs vcs axam q seus cachorros sao atentados, nunca viram o capetinha q tenho em ksa. Olha as proesas dele: 6 chinelos rasgados, puxou a toalha da mesa quebro a garrafa d cafe, 3 copos d vidro, morde todas as plantas d ksa, puxa toalha do varal e deita em cima e varias coisas, mas ja cansei d escrever. 4 meses ele tem. Flws galerinha

  32. nossa agora já sei o que fazer para eles sair de dentro de casa affs aleluia

  33. nossa agora ja sei o que faser para eles nao sai de sua casa

  34. mas você não falou nada de como educar nossos cachorros


Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe um comentário

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.