A arte de Comer Insetos ( Entomofagia )

A primeira coisa que agente sente é repugnância, ao ouvir alguém falar de comer insetos.
Isso é mais uma questão meramente cultural do que “lógica”*.

Antes de sair falando que é nojento ou qualquer outra coisa do gênero, pare e pense se comer galinha não é nojento, ou até mesmo comer carne de vaca.
Se você parar e pensar, sim é nojento ( quem já viu abate de animais saberá o quanto é nojento, em especial tirar suas vísceras ).
O que quero dizer é que se agente não comesse esses tipos de animais, devido a nossa cultura, acharíamos nojento.

Mas então como saber se algo é comestível ou não?
Nós comemos carne de vaca… mas quando eu era criança, um belo dia ( leia isso como uma ironia ) me deram um pedaço de fígado para comer.

Antes mesmo daquele negócio repugnante estar no meu prato meu nariz já mandava sinais de para meu cérebro dizendo:
“Puta que pariu cara! Essa porcaria não é comestível, não pode ser comestível o cheiro é horrivel”.

Depois dessa mensagem de alerta é claro que eu tinha que recusar. Disse:
“Mãe, acho melhor não comer isso, não parece ser bom!”

É aí que nós pobres crianças nos fodemos. A mãe fala:
“Como você sabe que não é bom? Tem que experimentar!”

E por mais que seu cérebro diga que o lógico é não comer aquela porcaria, você não tem opção. E COME.
Então foi o que eu fiz, comi aquela porcaria. E eu devo ter passado o dia todo vomitando, não suporto fígado, é uma coisa horrível.

Ok, Ok, o título é sobre entomofagia e não sobre nossos traumas de infância.
Mas escreví isso para mostrar que não consumimos insetos por questões culturais e não lógicas*

No meu caso eu não iria consumir fígado por uma questão lógica, meu cérebro me informou antes de tudo que aquilo não era comestível.

Para ter idéia, quando vejo uma formiga meu cérebro não diz nada como “PERIGO! Esse negócio não é comestível”
Aliás, por isso já comi formigas.
Não são interessantes, são sem gosto. Provavelmente porque comí sem tempero. heheh

Uma coisa que acho ruim ao falarem da entomofagia é que sempre que ela é citada, ela também é descrita como uma atividade executada por países pobres e como uma forma de sobreviver devido a falta de comida.

Essa conversa é balela, diversos países praticam entomofagia pelo fato de apreciarem a comida dessa forma e nesse grupo está, também, os Estados Unidos.
Aliás diversos livros sobre a prática de comer insetos ( que indica exatamente que inseto é comestível e inclue receitas ) são publicados nos EUA.

Por que comer insetos?
A maioria é nutritiva e “barata”.

O maior problema de se comer insetos, é que muitos podem trazes malefícios, lembre-se que vivemos numa cidade, e é comum as pessoas lançarem inseticidas por todo canto.
Por isso se você for comer uma formiga do chão, provavelmente estará ingerindo algum inseticida junto.

Como a prática de comer insetos não é comum no Brasil, dificilmente você achará algum lugar certo para comprar insetos.
Por isso, contraditoriamente, aqui, no Brasil, comer insetos, pode ser bem caro.

Lembre-se, que da mesma forma que você não compra uma galinha em qualquer lugar ( porque possivelmente ela possa ter trazer uma doença ) você não deve comer um inseto de qualquer lugar.

Uma das coisas que ainda pretendo fazer em vida é visitar algum país onde eu possa degustar alguns insetos.
Gostatira de comer: formigas, alguns tipos de larvas e talvez um escorpião.
Aliá sempre tive receio de comer escorpiões por causa do veneno, mas o povo garante que depois de frito não há mau. Mas vá se saber.

15 Comentários

  1. Bom, eu até teria curiosidade, mas não o peito para experimentar insetos. Nesse assunto, eu osu super fresca, hehehe.

  2. Oiie, nossa que legal, tbm concordo que as pessoas sentem nojo, pq não foram acostumadas desde crianças pq se fossem comeriamos normalmente como alface, batata entre outros!
    Bom eu gosto de figado acho gostoso, mas insetos, talvez sim ou não! é que fui acostumada como eles sendo animais, mesmo a vaca sendo e a galinha tbm, sempre vi eles como aquela carne que a mae faz na panela, não sei se tu entende!
    Pq qndo era criança e perguntei q bicho era, a mae disse q era aquela carne que eu comia no almoço e talz!
    Mas se um dia viajar para um país onde tenha essa culinária, acho q comeria sim!
    Beijos

  3. Olha… se não tem aparência boa, não cheira bem… como é que o gosto vai ser bom?

    Eu sou uma lata de lixo quando o assunto é comida… pois eu como de tudo… ou melhor.. quase tudo.

    Tem coisas que eu não como… e não tem como me convencer de que é bom.. pois como ja disse no início… se não é algo apresentável e cheira mal… como pode ser gostoso?

  4. É só pensar que é proteína pura, como no filme “O Sobrevivente”

  5. O.o
    queria provar escorpião.
    parece ser bom. u.u
    E eu ODEIO figado. blargh @_@

    E quanto a pergunta lá. Sim, é uma lêmure. Mas não posso colocar que seja o nome dele, porque “lêmure” abrange todas as espécies da ordem lemuriforme, então bote bicho aí. 😀

  6. Já comi larva uma vez, não acho tão estranho assim

  7. Nossa, eu tenho horror a insetos (come-los)
    Deus que me livre, só comeria se não tivesse mais nada para comer!!
    Nem gosto muito de carne mesmo.. não me faz falat, sobreviveria comendo alface!! hahahaha

    Beijosss

  8. SERA QUE ESSE SITE NÃO ENTENDEU:

  9. OII.. GENTE .. ADOORO COMER INSETOS O MEU PRIMEIRO QUE COMI FOI NA TAILANDIA ..
    ADOREIII… AKI ADOOLO CONHECER PESSOAS NOVAS ADD AI .. HANNEY.15@HOTMAIL.COM
    VALEUU BJIMMM
    COMAN.. MTUS INSETOS ,..
    PRINCIPALMENTE ESCORPIAO… BJIMM T+

  10. bom naum aterroriso mtu naum depoi que vc comi ve que num e taum ruim quanto parece … e tudo uma questao de costume …

  11. esta foto é do brasil

  12. Acabei de degustar baratas, criadas aqui mesmo na minha casa. Não uso inseticidas para matá-las. Delícia!!! Tem gosto crocante de carne assada. Eu semre tive a curiosidade e fiz a experiencia hoje. E dá um soninho gostoso após comê-la. Hummmmmmm… Deliciosas!!!


Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe um comentário

